Em 1994 Leonel Gomez se preparava para lançar o primeiro disco de sua carreira, intitulado "ALMA DE FRONTEIRA", oportunidade esta em que morava em Guaíba. Então decidiu ligar pro grande payador Jayme Caetano Braun para convidá-lo a fazer a apresentação deste disco, que já havia comentado em outra oportunidade sobre a tal possibilidade, de pronto, Jayme disse: - claro que sim, vem tomar um mate aqui que faço pra ti. Leonel "se largou" rumo a Porto Alegre na casa de Jayme (que morava próximo ao estádio do Olímpico na época). Já nos primeiros mates, Jayme disse escrevi alguma coisa aí, vê se vai te agradar e lhe entregou os versos recém escritos, que diziam...
A CORDEONA TEM MOMENTOS
QUE NEM OS SÁBIOS EXPLICAM,
SE ALARGAM E MULTIPLICAM
NA GAMA DOS SENTIMENTOS,
RESSUSCITANDO LAMENTOS,
QUE VÃO E VOLTAM, BRAVIOS
DEPOIS SE AQUIETAM MACIOS
NO BALANÇO DAS TONADAS
COMO AS ONDAS GALOPEADAS
NA CORREDEIRAS DOS RIOS
ESSA ALMA DE FRONTEIRA
DOS PAGOS DE LIVRAMENTO
CARREGA O ENCANTAMENTO
DA TENIAGUÁ FEITICEIRA
TRADUZINDO EM CADA HILEIRA
A HISTÓRIA DE MUITOS NOMES
E JÁ MATOU TANTAS FOMES
DE AMORES E CORAÇÕES
PRISIONEIROS DOS BOTÕES
NOS DEDOS DE LEONEL GOMEZ
Abaixo segue uma foto do grande Payador Missioneiro JAYME CAETANO BRAUN que faleceu de parada cardíaca aos 75 anos de idade dia 08 de Julho de 1999, mas, felizmente nos deixou uma grande quantidade de versos, poesias, payadas e canções que retratam os modos gaúchos, a vida campeira e a natureza local. Jayme que sonhava ser médico, cursou somente o ensino médio e chegou a ser diretor da Biblioteca Pública do Estado, era um autodidata mestre nos assuntos de cultura sulina e remédios caseiros.
Segue abaixo um vídeo da Série ''Resgates'' do Produto Cultural Gaúcho com Luiz Marenco interpretando "QUISERA TER SIDO" acompanhado de Fabrício Harden, Márcio Rosado e Leonel Gomez. Esta composição de autoria de Jayme Caetano Braun e Leonel Gomez foi faixa1 do lado B do viníl "ALMA DE FRONTEIRA" do LEONEL GOMEZ!!
(Leonardo Gadea - Assessoria de imprensa)